CNH para trabalhar é cada vez mais um diferencial para o candidato!


           Quando o assunto é conseguir um emprego, a carteira de motorista tem despontado como mais um obstáculo a ser superado pelos trabalhadores. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem ganhado peso nos processos de seleção, passando a ser, em muitos casos, critério para eliminação ou classificação dos candidatos.
         De acordo com a diretora da Potencial RH Consultoria Empresarial e Treinamento, Marilene Andrade de Arruda, 35% dos empregadores que anunciam vagas na empresa itabirana exigem que os candidatos tenham a habilitação. E a tendência de mercado é que a cada ano esse percentual aumente. Marilene explica que muitos patrões preferem disponibilizar veículos do que contratar motoristas para as eventuais situações em que os profissionais precisarão se locomover. “Nos cargos administrativos, por exemplo, se há dois candidatos com o currículo parecido, a CNH será um diferencial para sua admissão”, comenta, confirmando a tendência do mercado.
       Com o cenário de aquecimento econômico e a realização da Copa de 2014 e Olimpíadas de 2016 no Brasil, haverá grande demanda por mão de obra nos mais diversos segmentos. Marilene, então, questiona: “As pessoas realmente estão qualificadas e preparadas para o mercado?” Segundo ela, existem e continuarão a exisitir muitas vagas disponíveis, mas, acima de tudo, a qualificação é a chave para abrir portas.
      Motoristas, operadores de equipamentos, transportadores de cargas são alguns exemplos de profissionais dos quais se requer a CNH, além de um treinamento específico. O entregador Vítor Evangelista, 25, precisou tirar a CNH para conseguir emprego em Itabira. Ele trabalhou como atendente em uma farmácia por mais de um ano e meio. O jovem desejava mudar de ramo e função, o que só aconteceu conseguindo a habilitação da categoria A, e, na sequência, a B. “Após somente seis meses de carteira, consegui um emprego na área em que atuo. Agora pretendo tirar também a carteira D, que vai me dar mais possibilidades de subir de cargo futuramente”, planeja.

Matéria Extraída do site: http://blog.autotran.com.br/