Ônibus público movido a etanol!



Com 15 000 unidades, a frota de ônibus da cidade de São Paulo está entre as maiores do mundo. Agora será também a única do Brasil a ter veículos movidos a etanol. Serão 50 deles que devem começar a circular com o novo combustível em maio. "Isso significa uma redução de 50% das emissões em relação ao movido a diesel", afirma o assessor de assuntos ambientais da Secretaria de Transportes, Márcio Schettino. "Só temos notícia de transporte público movido a etanol na Suécia."


Os ônibus se somarão aos 1 200 que rodam desde fevereiro com 20% de biodiesel no tanque. O combustível emite 22% menos material particulado que o diesel comum (veja abaixo). "Com essas medidas, a qualidade do ar deve melhorar, mas é difícil quantificar com exatidão o impacto", diz Vanderlei Borsari, gerente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). Por enquanto, só 1 250 (8% do total) empregam alguma tecnologia ecologicamente correta. A meta é estender gradativamente as melhorias a todas as 15 000 unidades até 2018.

Por lei, desde janeiro de 2009, São Paulo e outras áreas metropolitanas tiveram de abastecer seus ônibus com o diesel S50, que contém um décimo do enxofre do combustível tradicional. Além disso, 2 000 veículos velhos foram substituídos por novos, mais eficientes. Graças às duas iniciativas, o ar da cidade deixou de receber 6 000 toneladas de poluentes em 2009 e em 2010. É mais que o dobro dos benefícios obtidos em três anos só com a renovação da frota.


Fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/cidade/frota-onibus-publicos-cidade-sao-paulo-adotar-etanol-622169.shtml