Primeiros socorros em acidentes!

Primeiros socorros em acidentes!
Em quaisquer situações ou atividades, as pessoas estão expostas a riscos e sujeitas a ferimentos e traumatismos causados por acidentes. No trânsito, muitas pessoas morrem ou sofrem danos irreversíveis por não receberem os devidos cuidados a tempo ou por serem atendidas de forma incorreta. Para que se possa realmente ajudar às vítimas de acidentes, é preciso saber prestar socorro de forma correta e eficaz. Para isso, precisa-se dominar técnicas de Primeiros Socorros.

Primeiros Socorros são os procedimentos efetuados a uma pessoa cujo estado físico coloca em perigo a sua própria vida.
Para que servem as técnicas de Primeiros Socorros?
A maioria das pessoas tem dúvidas sobre como e quando prestar os primeiros socorros: afinal, ajudar de qualquer jeito prejudica a vítima, não ajudar, significa omissão. Por tudo isso: é preciso aprender a prestar socorro corretamente, e a melhor maneira é fazer um curso de Primeiros Socorros.
Atendimento de emergência deve ser prestado sempre que uma vítima não estiver em condições de cuidar de si própria, para evitar que fique em risco de morte enquanto não chega ajuda especializada. Vítimas de acidentes muitas vezes ficam entre a vida e a morte, completamente indefesas, incapazes de cuidar da própria sobrevivência. É nesse momento que elas necessitam de ajuda imediata, para mantê-las vivas e evitar o agravamento da situação.
Quem deve prestar socorro às vítimas
O Conselho Federal de Medicina recomenda que o socorro deve ser prestado pela pessoa mais capacitada do momento e mais próxima do local do evento de emergência:
1. Socorrista – é a pessoa tecnicamente capacitada e habilitada para, com segurança, avaliar e identificar problemas que comprometem a vida. Cabe ao socorrista prestar o adequado socorro pré-hospitalar e o transporte do paciente sem agravar as lesões já existentes. Geralmente é um bombeiro que trabalha para os serviços de atendimento a acidentes como SAMU, SIATE, etc. O socorrista poderá estar acompanhado de um médico treinado em “suporte avançado de vida”, capacitado para realizar procedimentos avançados.
2. Médico ou outro profissional de saúde presente no local – pode-se, a princípio, estranhar que o socorrista venha antes do médico. Ocorre que nem todos os profissionais de saúde estão devidamente treinados para prestar atendimento pré-hospitalar, seja em suporte básico ou avançado de vida.
3. Pessoas leigas, mas que conheçam noções de Primeiros Socorros ou Suporte Básico de Vida – as noções de primeiros socorros são conhecimentos úteis a toda e qualquer pessoa, e podem fazer toda diferença em uma situação de emergência, para manter a vítima viva enquanto aguarda por socorro especializado.