Caracteres inscritos no pneu


Talvez você nunca tenha percebido um conjunto de letras e números que vêm inscritos nas laterais dos pneus. Apesar de pouco notados, esses caracteres são códigos que transmitem informações técnicas sobre o pneu. Veja como decifrar esses códigos:



Vamos tomar os caracteres 175/70 R13 DOT 3211 84T, de um item imaginário, como exemplo. Os três primeiros algarismos da sequência (175) indicam a largura do pneu em milímetros e os dois seguintes indicam a porcentagem da largura que correspondem à altura, em milímetros, do pneu. Nesse caso, a altura corresponde a 70% dos 175 milímetros de largura.

Já o R indica que o pneu tem uma construção radial, ou seja, ele possui uma cintura de aço colocada ao lado da linha central da banda de rodagem. O 13 significa o diâmetro do aro, em polegadas, enquanto a inscrição DOT 3211 significa a data de fabricação – os dois primeiros números indicam a semana do ano em que foi fabricado e os dois últimos números indicam o ano. No caso, o pneu citado foi fabricado na 32ª semana do ano de 2011 e, como a maioria dos itens de borracha, tem validade de cinco anos.

Os dois últimos números são referentes à capacidade de carga, sendo necessário consultar uma tabela universal para saber o peso correspondente ao número indicado (o número 84 corresponde a aproximadamente 500kg por pneu). A última letra diz respeito à velocidade máxima que a borracha suporta, que também segue uma tabela universal – o T indica 190km/h.


O motorista que sabe o que os caracteres que indicam capacidade de carga e velocidade máxima no pneu querem dizer corre menos risco de sofrer acidentes por conta da negligência de revendedores.