Dirigir na chuva


O verão está aí e junto com a estação mais quente do ano vêm as chuvas tropicais - e, por conseqüência, os já conhecidos problemas de enchentes e alagamentos pelas vias das cidades. O número de acidentes de trânsito tende a aumentar em dias de chuva. E para quem vai dirigir no meio de um temporal ou com a pista molhada, os especialistas recomendam atenção às seguintes dicas:


1. Manter-se atento é fundamental, pois obstáculos podem aparecer a todo momento! Mantenha todas as distrações longe de você.

2. Acenda o farol baixo. Além de melhorar a visão, o veículo de trás poderá se guiar melhore evitar uma colisão.

3. Verifique se seu limpador de para-brisas está funcionando com eficácia. Nos períodos mais secos do ano, quando os limpadores raramente são usados, os raios solares danificam o equipamento.

4. Diminua a velocidade e mantenha uma distância mínima de oito metros do veículo à sua frente e não freie bruscamente, nem faça manobras perigosas.

5. Ligue o ar-condicionado (ou ventilador interno), pois o carro precisa ser resfriado para que os vidros não embacem. Se os vidros já estiverem embaçados, o processo é inverso, ligue o ar quente. Quem não possui o equipamento, deve deixar os vidros com uma pequena abertura para que o ar circule.

6. Evite vias inundadas, que podem esconder obstáculos e nem sempre permitem estimar a profundidade da água que pode danificar seriamente o seu motor.


7. As chuvas de granizo podem danificar severamente a carroceria do seu veículo. Por isso, proteja-se delas assim que possível, mas evitando as árvores, que atraem raios.