Alguns motoristas torcem o nariz para o barulho de sirenes, mas neste momento é hora de jogar o carro para a direita e abrir caminho para as autoridades. Mas o que fazer se realmente não tiver como dar passagem? Pode subir na calçada e avançar o sinal? que tal esclarecer essas e outras dúvidas?
    Caso o motorista tenha que liberar a passagem, algumas regras de trânsito podem ser infringidas, desde que não ofereçam um risco maior para os ocupantes do veículo e dos que estão ao redor. Avançar o sinal, invadir a calçada de pedestre e outras ações que normalmente seriam graves e gerariam multas, quando excepcionalmente em situações como essas, são desconsideradas pelos agentes de trânsito. 

    O motorista que não deixar o veículo autorizado passar pode sofrer graves punições: “segundo o artigo 189 do CTB, deixar de dar essa passagem é uma infração gravíssima, com perda de sete pontos na CNH, com penalidade de multa no valor de R$ 191,90”. O mesmo se aplica ao motorista que quiser tirar vantagem pelo caminho aberto e seguir o carro com a sirene.
   O único dever do motorista em momentos como esse é bem simples: liberar a passagem. Para os motoristas que estão na parte esquerda da pista e costumam jogar seus carros para o mesmo lado a fim de deixar o meio da pista como passagem, a recomendação é de que eles postem seus veículos para o lado direito, deixando a faixa esquerda o mais livre possível. Dessa forma, a educação no trânsito ganha pontos. E você também.