Considera-se trânsito a utilização das vias por pessoas, veículos e animais, isolados ou em grupos, para fins de circulação, parada, estacionamento e operação de carga e descarga. Trânsito, em condições seguras, é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes, que devem adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito.
            As estatísticas mostram dados assustadores da enorme quantidade de acidentes de trânsito no Território Nacional. O Brasil ocupa a 5ª posição no mundo, perdendo apenas para China, Índia, Estados Unidos e Rússia e considerando que as nações mencionadas concentram mais de 40% da população do planeta, proporcionalmente, o Brasil é recordista mundial em acidentes de trânsito.


            A segurança no trânsito é um problema atual, sério e mundial, mas absolutamente urgente no Brasil. A cada ano, morrem mais de 37 mil pessoas e cerca de 460 mil tornam-se lesionadas ou inválidas em ocorrências de trânsito. Estudos realizados pela a Associação Nacional de Transportes Públicos concluíram que os prejuízos causados por acidentes chegam a vinte e oito bilhões de reais todos os anos. O trânsito brasileiro, apontado como o mais perigoso do globo terrestre, tornou-se um problema social e de saúde pública, podendo ser considerado uma grave epidemia da atualidade: além de ferir e matar, estressa impiedosamente.


            Sendo assim, a campanha “Quem faz o trânsito sou eu” contribui enormemente com a melhoria do trânsito em sua cidade. Está faltando sinalização em alguma via? Há buracos nas ruas? Estacionamento irregular? Denuncie o que você acha que está errado em sua cidade e o Portal do Trânsito, junto com você, tentará encontrar a solução.