QUAL O MELHOR CALÇADO PARA DIRIGIR?
Os pés são a base de sustentação do corpo e por isso um par de calçados confortáveis é fundamental para nosso bem estar. Quando os calçados aliam o conforto ao seu estilo, o dia fica melhor ainda! Mas será que esse calçado é adequado para você dirigir?
O código brasileiro de trânsito diz que é proibido dirigir usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais. Por isso, dirigir usando chinelos, tamancos e sandálias rasteirinhas é infração média com multa de R$ 85,13 e quatro pontos na carteira.


Não há uma categoria específica de sapatos para dirigir.  Os calçados mais indicados são fechados, estreitos, de sola fina e rígida, que não saem do pé e não escorregam, pois permitem ao motorista sentir com firmeza os pedais. Você também deve dar atenção para os cadarços, pois alguns modelos não seguram o laço com firmeza e, quando soltos, atrapalham os movimentos dos pés.
Quando o assunto é calçados femininos a regra é a mesma, porém não há restrições no código de trânsito brasileiro para o salto alto. Mas os ortopedistas afirmam que ele força as mulheres a usar apenas os dedos, o que gera dor de compressão no antepé. Nesse caso é interessante ter dois sapatos, um para dirigir e o outro para quando descer do carro.