A General Motors Company é uma marca mundial que se divide em diversos “braços”. Na Europa, os modelos GM chegam como Opel; no Brasil, Chevrolet; há ainda a GMC, que desenvolve carros pesados e as marcas americanas Buick, Cadillac e a OnStar. Estas são as “bandeiras” mais conhecidas da montadora, porém recentemente a GM anunciou a fundação da Spring, ma China, que se dedica especialmente a carros elétricos. E o Sail EV é o primeiro modelo da fábrica.


O Spring EV não é um supercarro, porém foi desenvolvido para abrir espaço para a montadora no mercado asiático de carros ecológicos. Para isso, o motor elétrico conta com sistema de arrefecimento líquido da bateria, freios com sistema regenerativo de energia, sistema de armazenamento de energia recarregável e um otimizador de eficiência do motor. A junção dessa tecnologia deu um resultado interessante. A potência máxima do modelo é de 115 cavalos, sua velocidade final é de 130 Km/h e a aceleração empurra o carro da inércia aos 100 Km/h em dez segundos. O carro tem ainda a tecla “Sport” que, quando pressionada, rende 20% a mais de potência ao veículo.

A montadora garante autonomia de até 150Km sem recarga, um consumo de 15 kWh a cada 100 Km, o que o torna o veículo elétrico mais econômico disponível no mercado. Há três modos de recarga, porém uma completa em tomada 220 volts leva cerca de 7 horas. O carregamento pode ser monitorado através de um aplicativo para smartphones oferecido pela OnStar. Este aplicativo também permite controlar outras funções, como ligar o ar-condicionado e obter informações sobre falhas do veículo, tudo remotamente.

O Sail EV chega à China a US$ 41.400, metade do preço dos elétricos GM vendidos no país. O governo chinês dá incentivos de US$ 9.600 mais US$ 6.400 do governo de Shangai, ou seja, o carro vai custar para a população US$ 25.400 – isso se dá porque é um modelo ecológico, que não agride a natureza (exemplo que poderia ser seguido no Brasil, com os veículos verdes).