Hoje vamos falar sobre o P-50, o menor carro do mundo segundo o Guiness Book. Afinal, apesar dos seus 1,34m de comprimento, 99cm de largura e 1,2m de altura, no caso do P-50, há muito o que contar.


Construído de forma artesanal entre 1961 e 1965 na fábrica da Peel, que fica na ilha de Mann, Inglaterra, teve sua produção retornada em 2010 com o mesmo design do original… ao menos do lado de fora. Debaixo do capô o antigo motor de 2 tempos foi, a princípio, mudado para um de 4 tempos, para depois ser novamente trocado por um elétrico, capaz de atingir uma velocidade de 60 km/h. Parece pouco, mas quem enfrenta trânsito sabe muito bem que a velocidade média, geralmente, é bem abaixo disso. Cada bateria pesa entre 7 e 8kg e, além de ser portátil, dá uma autonomia de 32km a cada carga. O P-50 consegue carregar 3 delas, triplicando sua autonomia, o que é mais do que suficiente para o dia-a-dia de uma cidade. Hoje, a versão nova custa £10.000.


O design simples e prático combina perfeitamente com o que precisamos hoje em dia, por isso a ideia de manter o original dos anos 60, explicam Faizal Khan, atual dono da Peel e diretor comercial, e James Buggle, chefe do departamento de engenharia de inovação da montadora. “Se somente olhando você não conseguir saber a diferença entre um novo e um construído há 50 anos, fizemos o trabalho direito”. Só precisamos saber como reagem os donos dos originais que, apesar de terem pagado £199 pelo carrinho na época (algo como £1.400 em valores atuais), conseguem preços de até £120.000 com colecionadores.