Recomenda-se que o óleo do seu carro seja trocado a
cada 5.000km rodados ou conforme o indicado pelo fabricante. Na troca de óleo,
deve-se ter algumas informações para não ser enganado por frentistas de postos
ou mecânicos inexperientes.
01. Para que serve o óleo lubrificante? Serve para
lubrificar todas as partes internas do motor e evitar o atrito entre as peças
móveis e garantir o bom funcionamento do motor do carro.
02. Quais são os tipos de óleos existentes e suas
indicações? Existem os minerais multi-viscosos, que são os mais comuns no
mercado e indicados para motores convencionais de qualquer cilindrada. Os
semi-sintéticos são feitos de base sintética e mineral, recomendados para
motores mais potentes e que atingem um nível de rotação acima da média. Já os
sintéticos são considerados os melhores pela viscosidade constante e por não
provocarem carbonização e são recomendados para qualquer tipo de veículo, sem
restrições.
03. Qual o nível correto do óleo no carro? Ao
contrário do que muitos pensam, o nível correto se encontra entre os dois
traços e não só no traço superior. Se o óleo fica abaixo do mínimo da vareta, o
motor pode ser prejudicado por falta de lubrificação. No entanto, se o óleo
fica acima do máximo da vareta, haverá aumento de pressão no cárter, podendo
ocorrer vazamento e até ruptura de bielas, além do óleo em excesso ser queimado
na câmara de combustão sujando as velas e as válvulas, danificando também o
catalisador no sistema de descarga do veículo.
04. O que acontece se o óleo do carro não for
trocado? Se você esquecer de trocar o óleo, a quantidade de sujeira acumulada
nele irá aumentar a um nível que o filtro do óleo não conseguirá retê-la. Esse
óleo sujo aumenta o atrito entre os metais presentes no motor, o que pode levar
ao travamento do motor devido ao calor gerado por esse atrito e,
consequentemente, seu carro vai parar onde estiver.
05. É verdade que o motor deve estar quente na hora
da troca do óleo? Sim, porque quando o óleo está quente, ele fica mais fino e
tem mais facilidade de escorrer, além disso, as partículas de impurezas ainda
estão em suspensão.
06. Se o olé estiver ralo e escuro é sinal de que
devo trocá-lo? A cor e espessura não podem ser referências na hora da troca,
visto que o óleo escurece porque limpa o motor e fica mais ralo quando
esquenta.
07. É verdade que o óleo bom é aquele que não baixa
o nível e não precisa de reposição? Não. A boa lubrificação é aquela em que o
óleo lubrifica até o anel do pistão mais próximo da câmara de combustão onde esse
óleo é parcialmente queimado, sendo consumido. É normal um consumo de meio
litro de óleo a cada 1.000km rodados, levando-se em conta carros de passeio.
Mas cada fabricante de motor especifica um consumo normal para seu motor.
08. Qual a diferença entre “serviço severo” e
“serviço leve”, termos usados pelos fabricantes de veículos quando falam em
intervalos de troca? Serviço severo é para os carros que andam nos centros
urbanos, com o anda-e-para do tráfego e por pequenas distâncias, de até 6km, ou
em estradas em que haja muita poeira. Serviço leve é aquele em que os carros
trafegam por percursos longos e velocidades quase constantes em rodovias com
boa pavimentação.

