Os pneus são itens de segurança essenciais do
carro, visto que, se eles estiverem desgastados, murchos, carecas ou furados,
podem provocar graves acidentes. Por isso, é preciso saber qual o pneu adequado
para o seu tipo de carro.
É preciso saber o tamanho e o tipo de pneu
recomendado pelo manual do proprietário. Determine as suas necessidades e
prioridades: 1. onde você vai dirigir? 2. prefere um carro mais macio, mais
firme ou uma mistura dos dois? Esteja certo de comprar um pneu capaz de
suportar a carga que o seu carro irá carregar – não compre um pneu de carro de
passeio, se você precisa de um pneu de utilitário leve. Não compre um pneu de
uma categoria que você não precisa – na maioria dos casos, um pneu para todas
as estações será suficiente, mesmo quando o vendedor sugerir um pneu de
passeio. Não se de que qualquer seleção de pneus é uma mistura entre qualidade
de condução, eliminação de ruído, economia de combustível, desgaste, capacidade
de carga e preço e o dever do revendedor e do consumidor é selecionar um
pneu que, de preferência, englobe todos esses itens.
Uma tendência de mercado é o “tamanho-extra”,
que significa montar rodas e pneus maiores para melhorar a aparência ou a
dirigibilidade do carro. O “tamanho-extra”, geralmente, aumenta a resposta nas
curvas e na tração, mas são acompanhados de um aumento na dureza do carro.
Além disso, estas rodas e pneus maiores não são tão duráveis quanto os
originais de fábrica. Veja alguns itens a serem considerados pelos consumidores
que querem “tamanho-extra”: esteja certo de que o pneu e a roda estão aprovados
para o uso no seu carro; certifique-se de que o estepe tem a mesma capacidade
de carga; a nova combinação de roda e pneu não deve ser maior ou menor que
3% do diâmetro original; cuide para que as novas informações sobre o pneu
estejam no carro, para que os futuros proprietários saibam da calibragem
correta; no momento da troca, informe ao vendedor o que você gostou e não
gostou dos pneus antigos e também a maneira como você mais usa seu carro.

