Os pneus são itens de segurança essenciais do carro, visto que, se eles estiverem desgastados, murchos, carecas ou furados, podem provocar graves acidentes. Por isso, é preciso saber qual o pneu adequado para o seu tipo de carro.


É preciso saber o tamanho e o tipo de pneu recomendado pelo manual do proprietário. Determine as suas necessidades e prioridades: 1. onde você vai dirigir? 2. prefere um carro mais macio, mais firme ou uma mistura dos dois? Esteja certo de comprar um pneu capaz de suportar a carga que o seu carro irá carregar – não compre um pneu de carro de passeio, se você precisa de um pneu de utilitário leve. Não compre um pneu de uma categoria que você não precisa – na maioria dos casos, um pneu para todas as estações será suficiente, mesmo quando o vendedor sugerir um pneu de passeio. Não se de que qualquer seleção de pneus é uma mistura entre qualidade de condução, eliminação de ruído, economia de combustível, desgaste, capacidade de carga e preço e o dever do revendedor e do consumidor é selecionar um pneu que, de preferência, englobe todos esses itens.

Uma tendência de mercado é o “tamanho-extra”, que significa montar rodas e pneus maiores para melhorar a aparência ou a dirigibilidade do carro. O “tamanho-extra”, geralmente, aumenta a resposta nas curvas e na tração, mas são acompanhados de um aumento na dureza do carro. Além disso, estas rodas e pneus maiores não são tão duráveis quanto os originais de fábrica. Veja alguns itens a serem considerados pelos consumidores que querem “tamanho-extra”: esteja certo de que o pneu e a roda estão aprovados para o uso no seu carro; certifique-se de que o estepe tem a mesma capacidade de carga; a nova combinação de roda e pneu não deve ser maior ou menor que 3% do diâmetro original; cuide para que as novas informações sobre o pneu estejam no carro, para que os futuros proprietários saibam da calibragem correta; no momento da troca, informe ao vendedor o que você gostou e não gostou dos pneus antigos e também a maneira como você mais usa seu carro.