A maioria dos acidentes nas vias urbanas acontece nos cruzamentos: os condutores, ou desconhecem ou desrespeitam as regras de preferência e as sinalizações pertinentes ao tema. E quando esses acidentes envolvem motocicletas, normalmente as lesões são graves e muitas vezes levam à morte do condutor.
A placa logo abaixo é a "DÊ A PREFERÊNCIA", que implica na obrigação legal de ceder o direito de passagem para o outro condutor, caso contrário podemos ser multados em R$ 127 e ganhar 5 pontos na habilitação, já que se trata de uma infração grave.


Quando não houver sinalização no cruzamento, a preferência será do veículo que vier pela direita do condutor. Logo, na ilustração abaixo, o veículo verde tem a preferência, pois está à direita do veículo branco.


Neste outro caso, não tem pra ninguém: a preferência é do trem!


No caso de rotatória, a preferência será do veículo que estiver circulando por ela. Portanto, no exemplo abaixo, o veículo B tem preferência de passagem sobre o veículo A.


Apesar de todas as regras e sinalizações, ainda ocorrem muitos acidentes, inclusive em cruzamentos com semáforo. A solução? Dirija defensivamente: mesmo tendo a preferência de passagem, reduza a velocidade, preste atenção no que ocorre à sua volta, preveja a possibilidade de alguém não respeitar a sinalização. O mais importante não é passar primeiro, é estar em segurança!