Dirigir com o pé no pedal da embreagem pode, sim, prejudicar o seu carro, apesar de parecer ser mais um daqueles mitos sobre a manutenção automotiva. A prática errada abrevia a vida útil das peças de embreagem.


Quando o seu pé está sobre o pedal, pressiona a embreagem, afasta o platô do disco, e promove o lixamento dele. Ao gerar esse desgaste prematuro do disco, o motorista irá causar o superaquecimento do sistema de embreagem, o que a médio ou curto prazo acarreta na quebra dele.

Se o motorista anda sempre pisando no pedal esquerdo, a quebra da embreagem pode acontecer em pouquíssimo tempo, no máximo com 10 mil quilômetros rodados, o que é muito inferior à vida útil regular da peça, que gira em torno de 80 mil quilômetros.

Um dos indícios de desgaste é o pedal pesado e dificuldade para engatar as marchas. Os riscos de acidentes por perda da embreagem existem, mas são bem baixos, uma vez que, em geral, o motorista não conseguirá usar a embreagem ao tentar arrancar com o veículo.


Quando se perde a embreagem do carro, a solução é trocar todo o sistema, formado por platô, disco e rolamento, já que o desgaste de uma peça gera o desgaste das demais.