Dirigir com o pé no pedal da embreagem
pode, sim, prejudicar o seu carro, apesar de parecer ser mais um daqueles mitos
sobre a manutenção automotiva. A prática errada abrevia a vida útil das peças
de embreagem.
Quando o seu pé está sobre o pedal, pressiona a
embreagem, afasta o platô do disco, e promove o lixamento dele. Ao gerar esse
desgaste prematuro do disco, o motorista irá causar o superaquecimento do
sistema de embreagem, o que a médio ou curto prazo acarreta na quebra dele.
Se o motorista anda sempre pisando no pedal esquerdo, a
quebra da embreagem pode acontecer em pouquíssimo tempo, no máximo com 10 mil
quilômetros rodados, o que é muito inferior à vida útil regular da peça, que
gira em torno de 80 mil quilômetros.
Um dos indícios de desgaste é o pedal
pesado e dificuldade para engatar as marchas. Os riscos de acidentes por perda
da embreagem existem, mas são bem baixos, uma vez que, em geral, o motorista
não conseguirá usar a embreagem ao tentar arrancar com o veículo.
Quando se perde a embreagem do carro, a solução é trocar
todo o sistema, formado por platô, disco e rolamento, já que o desgaste de uma
peça gera o desgaste das demais.

