Celular no trânsito


O uso de celular ao volante representa uma grave ameaça a segurança do trânsito.

Um estudo encomendado pela Organização Mundial da Saúde diz que o uso do celular por motoristas jovens aumenta em até oito vezes o risco de acidentes.

Segundo o artigo 252 do Código de Trânsito Brasileiro, é proibido conduzir veículo "utilizando-se de fones nos ouvidos conectados a aparelhagem sonora ou de telefone celular". No Brasil, A infração é considerada média e implica multa de R$ 85,13 e soma 4 pontos na carteira.


Celular e direção são uma mistura tão perigosa quanto conduzir um veículo alcoolizado. Isso porque falar ao telefone ou mandar SMS distrai o motorista e pode aumentar em 400% o risco de acidentes. 

Pesquisas revelam que distrações no trânsito, entre elas o uso do celular, representam cerca de 30% das causas dos acidentes de trânsito.

Recentemente, o Ministério das Cidades lançou um aplicativo na plataforma Android que bloqueia as chamadas para o celular quando alguém está dirigindo – qualquer um pode baixá-lo na página do Denatran.

Ao baixar o aplicativo na loja virtual, o motorista não poderá atender ao celular enquanto estiver dirigindo, pois o aparelho não vai tocar. As pessoas que ligarem ou enviarem mensagens de texto perceberão que a ligação será cancelada e, na sequência, receberão uma mensagem informando que o destinatário está ao volante. O motorista poderá, ao final da viagem, checar as ligações recebidas.

Para utilizar o aplicativo Mãos no Volante, você precisa ter um aparelho com o sistema operacional Android.