O uso da seta


SETA FOI FEITA PARA SER USADA

A falta de sinalização dos condutores é uma das maiores causas de acidente no trânsito  da atualidade.

Ao fazerem uma conversão, cruzar uma via outra trocar de faixa no fluxo de veículos é necessário e obrigatório o uso da seta, um acessório de extrema importância  que aos poucos vem sidos esquecida pelos motoristas.


Na pressa de chegar ao seu destino, os condutores deixam de sinalizar, e como os demais motoristas e até mesmo os pedestres não são capazes de adivinhar o seu pensamento, acabam se tornando potenciais vítimas da negligência. Essa conduta deixa o trânsito mais perigoso, e acaba promovendo o stress de todos aqueles que estão trafegando.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) institui, no artigo 196 como infração grave, com penalidade de cinco pontos na carteira e multa de R$ 127,69 para o motorista que deixar de indicar com antecedência, mediante gesto regulamentar de braço ou luz indicadora a direção do veículo.

É indispensável que cada condutor sempre use as setas para que o motorista ao lado, de trás e o pedestre possa saber o que o motorista pretende fazer. E mesmo que não haja nenhum carro por perto, ainda assim é imprescindível seu uso. O uso da seta tem que ser algo automático e deve fazer parte da educação de todos como motoristas.

O trânsito é um espaço público de uso coletivo e de responsabilidade de todos. Por isso, as leis devem ser obedecidas a fim de evitar acidentes e mortes, além de contribuir para a fluidez no trânsito.


Somente com cuidado e atenção o motorista consciente pode contribuir com a redução do número de acidentes no trânsito.