Recomenda-se que o óleo do seu carro
seja trocado a cada 5.000km rodados ou conforme o indicado pelo fabricante. Na
troca de óleo, deve-se ter algumas informações para não ser enganado por
frentistas de postos ou mecânicos inexperientes.
01. Para que serve o óleo
lubrificante? Serve para lubrificar todas as partes internas do motor e evitar
o atrito entre as peças móveis e garantir o bom funcionamento do motor do carro.
02. Quais são os tipos de óleos
existentes e suas indicações? Existem os minerais multi-viscosos, que são os
mais comuns no mercado e indicados para motores convencionais de qualquer
cilindrada. Os semi-sintéticos são feitos de base sintética e mineral,
recomendados para motores mais potentes e que atingem um nível de rotação acima
da média. Já os sintéticos são considerados os melhores pela viscosidade
constante e por não provocarem carbonização e são recomendados para qualquer
tipo de veículo, sem restrições.
03. Qual o nível correto do óleo no
carro? Ao contrário do que muitos pensam, o nível correto se encontra entre os
dois traços e não só no traço superior. Se o óleo fica abaixo do mínimo da
vareta, o motor pode ser prejudicado por falta de lubrificação. No entanto, se
o óleo fica acima do máximo da vareta, haverá aumento de pressão no cárter,
podendo ocorrer vazamento e até ruptura de bielas, além do óleo em excesso ser
queimado na câmara de combustão sujando as velas e as válvulas, danificando
também o catalisador no sistema de descarga do veículo.
04. O que acontece se o óleo do carro
não for trocado? Se você esquecer de trocar o óleo, a quantidade de sujeira
acumulada nele irá aumentar a um nível que o filtro do óleo não conseguirá
retê-la. Esse óleo sujo aumenta o atrito entre os metais presentes no motor, o
que pode levar ao travamento do motor devido ao calor gerado por esse atrito e,
consequentemente, seu carro vai parar onde estiver.
05. É verdade que o motor deve estar
quente na hora da troca do óleo? Sim, porque quando o óleo está quente, ele
fica mais fino e tem mais facilidade de escorrer, além disso, as partículas de
impurezas ainda estão em suspensão.
06. Se o olé estiver ralo e escuro é
sinal de que devo trocá-lo? A cor e espessura não podem ser referências na hora
da troca, visto que o óleo escurece porque limpa o motor e fica mais ralo
quando esquenta.
07. É verdade que o óleo bom é aquele
que não baixa o nível e não precisa de reposição? Não. A boa lubrificação é
aquela em que o óleo lubrifica até o anel do pistão mais próximo da câmara de
combustão onde esse óleo é parcialmente queimado, sendo consumido. É normal um
consumo de meio litro de óleo a cada 1.000km rodados, levando-se em conta
carros de passeio. Mas cada fabricante de motor especifica um consumo normal
para seu motor.
08. Qual a diferença entre “serviço
severo” e “serviço leve”, termos usados pelos fabricantes de veículos quando
falam em intervalos de troca? Serviço severo é para os carros que andam nos
centros urbanos, com o anda-e-para do tráfego e por pequenas distâncias, de até
6km, ou em estradas em que haja muita poeira. Serviço leve é aquele em que os
carros trafegam por percursos longos e velocidades quase constantes em rodovias
com boa pavimentação.

