Dicas para trocar o óleo do carro


Recomenda-se que o óleo do seu carro seja trocado a cada 5.000km rodados ou conforme o indicado pelo fabricante. Na troca de óleo, deve-se ter algumas informações para não ser enganado por frentistas de postos ou mecânicos inexperientes.




01. Para que serve o óleo lubrificante? Serve para lubrificar todas as partes internas do motor e evitar o atrito entre as peças móveis e garantir o bom funcionamento do motor do carro.

02. Quais são os tipos de óleos existentes e suas indicações? Existem os minerais multi-viscosos, que são os mais comuns no mercado e indicados para motores convencionais de qualquer cilindrada. Os semi-sintéticos são feitos de base sintética e mineral, recomendados para motores mais potentes e que atingem um nível de rotação acima da média. Já os sintéticos são considerados os melhores pela viscosidade constante e por não provocarem carbonização e são recomendados para qualquer tipo de veículo, sem restrições.

03. Qual o nível correto do óleo no carro? Ao contrário do que muitos pensam, o nível correto se encontra entre os dois traços e não só no traço superior. Se o óleo fica abaixo do mínimo da vareta, o motor pode ser prejudicado por falta de lubrificação. No entanto, se o óleo fica acima do máximo da vareta, haverá aumento de pressão no cárter, podendo ocorrer vazamento e até ruptura de bielas, além do óleo em excesso ser queimado na câmara de combustão sujando as velas e as válvulas, danificando também o catalisador no sistema de descarga do veículo.

04. O que acontece se o óleo do carro não for trocado? Se você esquecer de trocar o óleo, a quantidade de sujeira acumulada nele irá aumentar a um nível que o filtro do óleo não conseguirá retê-la. Esse óleo sujo aumenta o atrito entre os metais presentes no motor, o que pode levar ao travamento do motor devido ao calor gerado por esse atrito e, consequentemente, seu carro vai parar onde estiver.

05. É verdade que o motor deve estar quente na hora da troca do óleo? Sim, porque quando o óleo está quente, ele fica mais fino e tem mais facilidade de escorrer, além disso, as partículas de impurezas ainda estão em suspensão.

06. Se o olé estiver ralo e escuro é sinal de que devo trocá-lo? A cor e espessura não podem ser referências na hora da troca, visto que o óleo escurece porque limpa o motor e fica mais ralo quando esquenta.

07. É verdade que o óleo bom é aquele que não baixa o nível e não precisa de reposição? Não. A boa lubrificação é aquela em que o óleo lubrifica até o anel do pistão mais próximo da câmara de combustão onde esse óleo é parcialmente queimado, sendo consumido. É normal um consumo de meio litro de óleo a cada 1.000km rodados, levando-se em conta carros de passeio. Mas cada fabricante de motor especifica um consumo normal para seu motor.

08. Qual a diferença entre “serviço severo” e “serviço leve”, termos usados pelos fabricantes de veículos quando falam em intervalos de troca? Serviço severo é para os carros que andam nos centros urbanos, com o anda-e-para do tráfego e por pequenas distâncias, de até 6km, ou em estradas em que haja muita poeira. Serviço leve é aquele em que os carros trafegam por percursos longos e velocidades quase constantes em rodovias com boa pavimentação.