É chegada a época das chuvas. Com
visibilidade reduzida e pistas alagadas, é preciso redobrar a atenção ao
volante. Muita chuva reduz a visibilidade do motorista, que passa a depender do
bom funcionamento das palhetas para uma boa condução. As palhetas
dos limpadores de pára-brisa funcionam como uma espécie de rodo. As hastes
arrastam uma fina tira de borracha pelo pára-brisa a fim de retirar a água.
Quando a palheta é nova, a borracha está limpa e não há
nenhum corte ou furo, o sistema retira a água sem deixar marcas no
pára-brisa. À medida que a palheta vai ficando velha, cortes e furos surgem,
poeira do asfalto se acumula nas beiradas e as palhetas não se aderem tanto ao
vidro, deixando marcas nele. Às vezes, você consegue prolongar a vida útil das
palhetas se passar um pano embebido em produto limpa-vidro para retirar a
sujeira instalada.
Outro fator importante que ajuda a diminuir a incidência de
marcas é distribuir a pressão ao longo da borracha das palhetas. As palhetas
foram desenvolvidas para serem presas a um único ponto no meio e a uma série de
pequenos braços, como uma árvore, logo, as palhetas estão na verdade presas
a seis ou oito pontos. Se houver formação de gelo ou neve nessas
hastes, a distribuição da pressão se torna irregular, formando listras no
pára-brisa. Alguns fabricantes de limpadores produzem uma palheta especial para
o inverno com uma proteção de borracha que cobre a haste, afastando o gelo e a
neve.
A maioria dos carros possui o mesmo modelo de limpador: duas
palhetas que se movem para limpar o vidro. Uma das palhetas se move do eixo
para o lado do motorista e a outra do eixo para o meio do pára-brisa. Esse é o
sistema tandem ou paralelo, representado na figura abaixo. Esse modelo limpa,
prioritariamente, a parte do pára-brisa no campo de visão do motorista.
Existem outros tipos de limpadores adotados em alguns
veículos. A Mercedes usa um limpador de apenas um braço que se estende e retrai
conforme desliza pelo vidro. Veja o sistema de braço único (controlado): esse
modelo também oferece uma boa cobertura, mas é mais complicado que o sistema
convencional de dois braços. Alguns carros usam palhetas colocadas em lados
opostos do pára-brisa que se movem em direções opostas e outros possuem um
único limpador posicionado no meio, como no Uno Mille – esse sistema não
oferece tanta cobertura quanto o sistema padrão de dois braços.


