O Brasil possui 1,8 milhão de quilômetros de estradas em seu território, uma malha viária grandiosa, que só perde para os Estados Unidos, em relevância. Mas apesar dos números impressionantes, apenas 10% desta malha viária é pavimentada e em condições de tráfego e, deste total, 90% está no estado de São Paulo. O estado mais industrializado do país também reúne as melhores e mais modernas estradas brasileiras, fruto de um trabalho de mais de 30 anos. São Paulo também ganhou maior notoriedade, nos últimos anos, após os processos de privatização de rodovias, que trouxeram melhorias significativas, mas também se destacou negativamente com pedágios, cujos valores estão entre os mais caros do planeta.

Confira abaixo algumas das melhores rodovias brasileiras:

Rodovia dos Bandeirantes
Considerada a melhor rodovia do Brasil, pela pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes, a Rodovia dos Bandeirantes foi construída em 1978, seguindo padrões internacionais de segurança viária, algo inédito para a época. O nome é uma homenagem aos bandeirantes que desbravaram o interior paulista na época da colônia. A Rodovia dos Bandeirantes liga a Capital paulista à Rodovia Whashington Luís, em Cordeirópolis. Esta via liga a capital a cidades como Campinas, Jundiaí, Limeira e São Carlos.


Rodovia Castelo Branco
Considerada pioneira entre as rodovias consideradas auto-pistas, a Rodovia Castelo Branco foi construída em 1968. Possui tráfego intenso na Grande São Paulo e região de Sorocaba. A Rodovia Castelo Branco liga a capital ao oeste paulista.


Rodovia do Imigrantes
A Rodovia dos Imigrantes, inaugurada em 1974, é considerada uma maravilha da engenharia brasileira pelo trabalho humano em vencer a Serra do Mar. Possui 44 viadutos, 7 pontes e 11 túneis e é o principal elo de ligação da capital paulista à Baixada Santista.


Rodovia Dom Pedro I
A Rodovia Dom Pedro I é o elo de ligação do Vale do Paraíba à região de Campinas, ligando as Rodovias Anhanguera e Dutra, tornando-se o principal corredor do interior paulista ao Rio de Janeiro. Foi inaugurada em 1972, e teve seu nome dado em razão das festividades dos 150 anos da Independência do Brasil. A Dom Pedro I possui algumas das mais belas paisagens entre todas as rodovias paulistas, por localizar-se em trechos de serra e represa.


Rodovia Ayrton Senna / Carvalho Pinto
A Rodovia Ayrton Senna foi inaugurada em 1982 como Rodovia dos Trabalhadores e em 1994, teve seu nome mudado em homenagem ao piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna. Seu prolongamento foi inaugurado em 1994, com o nome de Rodovia Governador Carvalho Pinto. Ambas as rodovias possuem traçado seguro e formam o principal elo de ligação da capital paulista ao Vale do Paraíba, Litoral Norte e Campos do Jordão.


Rodovia Freeway
Inaugurada na década de 70, a Freeway nasceu da idéia dos militares que governavam o país, no auge do “milagre econômico”. O trecho de 97 Km da BR 290, sob administração da concessionária Concepa, é considerado um dos melhores do país. É neste trecho que a BR toma o nome de Freeway, ligando os municípios de Osório, Porto Alegre até Eldorado do Sul e a Argentina.