O Brasil possui 1,8 milhão de quilômetros de
estradas em seu território, uma malha viária grandiosa, que só perde para os
Estados Unidos, em relevância. Mas apesar dos números impressionantes, apenas
10% desta malha viária é pavimentada e em condições de tráfego e, deste total,
90% está no estado de São Paulo. O estado mais industrializado do país também
reúne as melhores e mais modernas estradas brasileiras, fruto de um trabalho de
mais de 30 anos. São Paulo também ganhou maior notoriedade, nos últimos anos,
após os processos de privatização de rodovias, que trouxeram melhorias
significativas, mas também se destacou negativamente com pedágios, cujos
valores estão entre os mais caros do planeta.
Confira abaixo algumas das melhores rodovias
brasileiras:
Rodovia
dos Bandeirantes
Considerada a melhor rodovia do Brasil, pela
pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes, a Rodovia dos Bandeirantes
foi construída em 1978, seguindo padrões internacionais de segurança viária,
algo inédito para a época. O nome é uma homenagem aos bandeirantes que
desbravaram o interior paulista na época da colônia. A Rodovia dos Bandeirantes
liga a Capital paulista à Rodovia Whashington Luís, em Cordeirópolis. Esta via
liga a capital a cidades como Campinas, Jundiaí, Limeira e São Carlos.
Rodovia
Castelo Branco
Considerada pioneira entre as rodovias
consideradas auto-pistas, a Rodovia Castelo Branco foi construída em 1968.
Possui tráfego intenso na Grande São Paulo e região de Sorocaba. A Rodovia
Castelo Branco liga a capital ao oeste paulista.
Rodovia
do Imigrantes
A Rodovia dos Imigrantes, inaugurada em 1974,
é considerada uma maravilha da engenharia brasileira pelo trabalho humano em
vencer a Serra do Mar. Possui 44 viadutos, 7 pontes e 11 túneis e é o principal
elo de ligação da capital paulista à Baixada Santista.
Rodovia
Dom Pedro I
A Rodovia Dom Pedro I é o elo de ligação do
Vale do Paraíba à região de Campinas, ligando as Rodovias Anhanguera e Dutra,
tornando-se o principal corredor do interior paulista ao Rio de Janeiro. Foi
inaugurada em 1972, e teve seu nome dado em razão das festividades dos 150 anos
da Independência do Brasil. A Dom Pedro I possui algumas das mais belas
paisagens entre todas as rodovias paulistas, por localizar-se em trechos de
serra e represa.
Rodovia
Ayrton Senna / Carvalho Pinto
A Rodovia Ayrton Senna foi inaugurada em 1982
como Rodovia dos Trabalhadores e em 1994, teve seu nome mudado em homenagem ao
piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna. Seu prolongamento foi inaugurado em 1994,
com o nome de Rodovia Governador Carvalho Pinto. Ambas as rodovias possuem
traçado seguro e formam o principal elo de ligação da capital paulista ao Vale
do Paraíba, Litoral Norte e Campos do Jordão.
Rodovia
Freeway
Inaugurada na década de 70, a Freeway nasceu
da idéia dos militares que governavam o país, no auge do “milagre econômico”. O
trecho de 97 Km da BR 290, sob administração da concessionária Concepa, é considerado
um dos melhores do país. É neste trecho que a BR toma o nome de Freeway,
ligando os municípios de Osório, Porto Alegre até Eldorado do Sul e a Argentina.






