Prioridade de trânsito aos veículos de emergência


É possível perceber, através do Código de Trânsito Brasileiro, que até mesmo os pedestres precisam respeitar a prioridade de passagem destes veículos, além de punição severa aos condutores que não respeitarem a sua preferência de passagem. Quando um condutor perceber a aproximação de um veículo em situação de emergência, deve derivar seu veículo para a direita abrindo caminho para sua passagem. Temos que considerar também a utilização dos acostamentos, que só podem ser utilizados para trânsito pelos veículos de incêndio, salvamento, policiais, fiscalização e operação de trânsito e ambulâncias. A utilização do acostamento por outro veículo não encaixado nestas características pode representar infração gravíssima (3x).

Há situações em que, devido ao trânsito intenso ou aos congestionamentos, dar passagem a estes veículos é dificultado. O que fazer nestes casos?
1 – Se você estiver na faixa da esquerda e o veículo de emergência segue no corredor formado entre os veículos, derive seu veículo para a esquerda de forma a oferecer um espaço de passagem, contando também que o condutor do veículo da direita faça o mesmo, derivando seu veículo para a direita, aumentando o espaço de passagem neste corredor.
2 – Se houver possibilidade de passagem, derive seu veículo para a direita, deixando o bordo esquerdo da via para a passagem dos veículos de emergência.
3 – Se você estiver com seu veículo na faixa da direita e não houver espaço para derivar seu veículo para o lado direito, havendo a apenas a calçada neste lado, se houver condições seguras, derive parte de seu veículo para a calçada momentaneamente e apenas pelo tempo necessário para a passagem dos veículos de emergência. Os agentes de inúmeros órgãos de fiscalização são orientados a não autuarem os condutores que procedam desta forma, pelo restrito lapso de tempo necessário para a passagem dos veículos de emergência.

Mesmo que o condutor seja autuado por cometer a infração de subir em parte de uma calçada ou ainda avançar o sinal vermelho para dar passagem a veículos de emergência há como recorrer da multa imposta anotando o prefixo, placa e horário em que o referido veículo transitou. As preferências de passagem devem respeitar prioritariamente a segurança do trânsito e não havendo condições seguras para propiciar a passagem, o condutor deve aguardar a primeira oportunidade para tal. Mesmo que o veículo esteja em situação de emergência, socorrendo alguém em estado grave, é inadmissível que se coloque em risco outras vidas para que sua passagem seja realizada. E finalmente, não perca tempo tentando adivinhar se realmente o veículo está ou não em situação de emergência. Caso haja uma obstrução intencional da passagem destes veículos, as consequências podem ser danosas àqueles que utilizam estes serviços. Pense e reflita.