Quanto ar devo colocar em meus pneus? Como saber se os pneus estão murchos? Qual a calibragem correta dos pneus do meu carro? Isso depende da aplicação do veículo, do tamanho dos pneus, de quanto peso os pneus suportam, e se a economia de combustível é mais importante para você do que um bom passeio. Praticamente em todos os veículos, as pressões inflacionárias recomendadas pelo fabricante do veículo estão listadas no manual do proprietário, na porta do tanque de combustível, no porta-luvas ou ainda no batente da porta. Para a maioria dos automóveis de passageiros, minivans e mini-pickups, a faixa de recomendações é de 27 à 32.


A recomendação do fabricante não é, necessariamente, a pressão ideal para os seus pneus, mas é geralmente a melhor opção considerando a boa dirigibilidade. Adicionando mais de pressão do que a recomendada, possivelmente ocorrerá uma diminuição na resistência ao rolamento dos pneus e uma consecutiva e automática economia no combustível, mas pneus mais duros podem causar uma viagem mais áspera. Entretanto, nunca exceda a pressão máxima especificada na parede lateral do pneu, o que aumenta o risco de danos ou falhas ao pneu.

Porque verificar?
Todos os pneus podem vazar um pouco de ar ao longo do tempo. Se você está perdendo muito ar em pouco tempo, provavelmente existe um vazamento (que pode ser de uma borda ou um vazamento de porosidade em uma roda de liga). Por esta razão, a pressão dos pneus deve ser verificada pelo menos uma vez por mês e sempre antes de tomar uma longa viagem ou dirigir em altas velocidades em estrada. Pneus pouco cheios podem forçar o veículo de modo a desgastá-lo. A pressão dos pneus deve ser iguais de lado a lado, uma diferença na quantidade de libras inseridas pode ser suficiente para que o veículo passe a “puxar” para um lado da pista.

Como verificar?
A medição da pressão dos pneus deve ser feita com os pneus frios, a condução aquece os pneus e faz com que o ar se expanda dentro do mesmo e a leitura será equivocada. Sempre que possível, use um calibrador de pneus para verificar seus pneus. Não confie inteiramente nos dados dos indicadores embutido na mangueira de ar do posto de gasolina ou do compressor (que tendem a ser muito imprecisas). E atenção: nunca confiem em seus olhos só para "julgar" a quantidade de pressão em seus pneus. As paredes laterais dos pneus radiais cedem um pouco, mesmo quando o pneu é inflado corretamente. Se você continuar a acrescentar ar até que todo o pneu esteja esticado, a integridade do mesmo estará comprometida. Da mesma forma, não espere até que o pneu fique plano para adicionar ar. É quase impossível dizer a diferença entre um pneu que tem 10 libras de ar de um que tem 20 libras.