A paixão do brasileiro por automóveis é antiga – é o bem de consumo mais desejado e tornou-se essencial na cultura do brasileiro, seja homem ou mulher. Apesar de o automóvel tornar-se um objeto de consumo para todos brasileiros, sua mecânica e funcionamento são conhecidos por poucos e o brasileiro, de forma geral, ainda peca pelo conhecimento básico dos componentes de um veículo e a sistemática de seu funcionamento. Conhecimentos simples poderiam livrar muitos condutores de dissabores em eventuais panes mecânicas.
Vamos falar, hoje, dos componentes básicos da estrutura de um veículo, finalidades e período de manutenção. Acompanhe a imagem abaixo e identifique a localização dos principais itens que compõem um automóvel:


1. Filtros – Utilizados para eliminar as impurezas do ar, óleo e combustível. Sua substituição acontece quando atingem a quilometragem recomendada pelo fabricante.
2. Radiador – Sua função é resfriar a água em circulação pelo motor, impedindo seu superaquecimento. A verificação do nível de água deve ser semanal.
3. Carburador/ Bicos injetores – Responsável pela mistura ar/combustível do veículo. O carburador mantém equilibrados estes dois componentes para que haja combustão e consequente funcionamento do motor. Atualmente, o carburador é substituído pela injeção eletrônica, que utiliza bicos injetores regulados eletronicamente e fazem o mesmo trabalho de mistura.
4. Faróis – Sistema de iluminação dianteira do veículo, permite ao condutor melhores condições de visibilidade em locais escuros. Os faróis também têm a função de sinalizar aos outros condutores a presença do veículo. Mantenha-os regulados e, em caso de infiltração de água nos espelhos ópticos, substitua-os.
5. Bateria – É o acumulador de energia elétrica e responsável pelo funcionamento do motor de arranque e de todos os sistemas eletrônicos. Deve tomar cuidado com as oxidações que podem surgir nos pólos da bateria, que podem comprometer a vida útil do componente.
6. Velas – Peças fabricadas em cerâmica que transformam a energia em faísca dentro da câmara de combustão, possibilitando a queima da mistura ar/combustível que gera o funcionamento do motor e movimento do veículo. As velas devem ser trocadas regularmente.
7. Suspensão – Sistema que matem o veículo estável em curvas e compensa eventuais defeitos no solo. A troca da suspensão deve ser efetuada de acordo com seu desgaste, variando com o tempo, quilometragem rodada e condições do pavimento em que o veículo trafega.
8. Amortecedores – Equipamento que corrige o balanço do veículo e, como a suspensão, objetiva proporcionar maior estabilidade em curvas e compensar eventuais defeitos no solo. A vida útil do amortecedor varia de acordo com o tempo e condições do pavimento em que o veículo circula.
9. Embreagem – Sistema utilizado para facilitar a mudança de marcha com objetivo de reduzir ou aumentar a velocidade, fazendo a ligação do motor com o conjunto de transmissão. O desgaste do sistema de embreagem pode causar perda de potência e aumento do consumo de combustível.
10. Freios – Responsáveis pela redução da velocidade e paralisação do veículo. Existe o freio acionado por pedal, utilizado com o veículo em movimento e o freio acionado manualmente, utilizado com o veículo parado. Importante revisar os discos de freios de acordo com tempo de uso ou eventuais freadas bruscas emergenciais.
11. Pala de sol – Considerado equipamento obrigatório pelo CTB, é utilizado para evitar a ação direta do sol contra os olhos do condutor.
12. Cinto de segurança – Equipamento de segurança de uso obrigatório pelo CTB, deve ser utilizado em todas as circunstâncias em que se transitar com o veículo.
13. Pneus – Os pneus são os componentes de um veículo que fazem a ligação entre o veículo e o solo. Devem estar sempre calibrados e em condições de uso.
14. Escapamento – Conjunto de caixas e canos que filtram os resíduos da combustão e abafam o ruído produzido pelo motor.
15. Painel de Instrumentos – Permite checar as condições do veículo e monitorar a quantidade do combustível, velocidade desenvolvida, temperatura do motor e quilometragem rodada. Pode indicar também qualquer anomalia no sistema.
16. Iluminação da placa – Luz obrigatória para identificação da placa do veículo.
17. Iluminação de freio – Sistema de iluminação que indica quando o condutor reduz a velocidade ou parada de um veículo.
18. Luz de sinalização – Sistema de iluminação que indica a mudança de direção de um veículo ou quando um veículo encontra-se em situação de emergência.
19. Luz de marcha a ré – Sistema de iluminação que indica a manobra de marcha a ré, bem como auxilia na visão da parte traseira do veículo.
20. Volante – É a interface entre o condutor e a direção de um veículo. Seus movimentos de rotação são convertidos em movimentos sincronizados das rodas. Folgas no volante podem representar problemas na caixa de direção.

21. Para-brisa – O para-brisa é um componente do automóvel que protege contra a chuva, insetos e contra a força do vento. É composto por duas lâminas de vidro que são unidas por uma camada de PVB (polivinilbutino) que “gruda” uma lâmina à outra, e em caso de quebra, não permite o estilhaçamento dos vidros. Se ocorrer qualquer tipo de trinca, se faz necessária a imediata manutenção, ou em muitos casos, a troca do para-brisa.