A paixão do brasileiro
por automóveis é antiga – é o bem de consumo mais desejado e tornou-se
essencial na cultura do brasileiro, seja homem ou mulher. Apesar de o automóvel
tornar-se um objeto de consumo para todos brasileiros, sua mecânica e
funcionamento são conhecidos por poucos e o brasileiro, de forma geral, ainda
peca pelo conhecimento básico dos componentes de um veículo e a sistemática de
seu funcionamento. Conhecimentos simples poderiam livrar muitos condutores de
dissabores em eventuais panes mecânicas.
Vamos falar, hoje, dos
componentes básicos da estrutura de um veículo, finalidades e período de
manutenção. Acompanhe a imagem abaixo e identifique a localização dos principais itens que
compõem um automóvel:
1.
Filtros – Utilizados para
eliminar as impurezas do ar, óleo e combustível. Sua substituição acontece
quando atingem a quilometragem recomendada pelo fabricante.
2.
Radiador – Sua função é resfriar
a água em circulação pelo motor, impedindo seu superaquecimento. A verificação
do nível de água deve ser semanal.
3.
Carburador/ Bicos injetores – Responsável pela
mistura ar/combustível do veículo. O carburador mantém equilibrados estes dois
componentes para que haja combustão e consequente funcionamento do motor. Atualmente,
o carburador é substituído pela injeção eletrônica, que utiliza bicos injetores
regulados eletronicamente e fazem o mesmo trabalho de mistura.
4.
Faróis – Sistema de iluminação dianteira do
veículo, permite ao condutor melhores condições de visibilidade em locais
escuros. Os faróis também têm a função de sinalizar aos outros condutores a presença
do veículo. Mantenha-os regulados e, em caso de infiltração de água nos
espelhos ópticos, substitua-os.
5.
Bateria – É o acumulador de
energia elétrica e responsável pelo funcionamento do motor de arranque e de
todos os sistemas eletrônicos. Deve tomar cuidado com as oxidações que podem
surgir nos pólos da bateria, que podem comprometer a vida útil do componente.
6.
Velas – Peças fabricadas em cerâmica que
transformam a energia em faísca dentro da câmara de combustão, possibilitando a
queima da mistura ar/combustível que gera o funcionamento do motor e movimento
do veículo. As velas devem ser trocadas regularmente.
7.
Suspensão – Sistema que matem o
veículo estável em curvas e compensa eventuais defeitos no solo. A troca da
suspensão deve ser efetuada de acordo com seu desgaste, variando com o tempo,
quilometragem rodada e condições do pavimento em que o veículo trafega.
8.
Amortecedores – Equipamento que
corrige o balanço do veículo e, como a suspensão, objetiva proporcionar maior
estabilidade em curvas e compensar eventuais defeitos no solo. A vida útil do
amortecedor varia de acordo com o tempo e condições do pavimento em que o
veículo circula.
9.
Embreagem – Sistema utilizado para
facilitar a mudança de marcha com objetivo de reduzir ou aumentar a velocidade,
fazendo a ligação do motor com o conjunto de transmissão. O desgaste do sistema
de embreagem pode causar perda de potência e aumento do consumo de combustível.
10.
Freios – Responsáveis pela redução da velocidade e
paralisação do veículo. Existe o freio acionado por pedal, utilizado com o
veículo em movimento e o freio acionado manualmente, utilizado com o veículo
parado. Importante revisar os discos de freios de acordo com tempo de uso ou
eventuais freadas bruscas emergenciais.
11. Pala de sol – Considerado equipamento obrigatório pelo CTB, é utilizado para
evitar a ação direta do sol contra os olhos do condutor.
12.
Cinto de segurança – Equipamento de
segurança de uso obrigatório pelo CTB, deve ser utilizado em todas as
circunstâncias em que se transitar com o veículo.
13.
Pneus – Os pneus são os componentes de um veículo
que fazem a ligação entre o veículo e o solo. Devem estar sempre calibrados e
em condições de uso.
14.
Escapamento – Conjunto de caixas e
canos que filtram os resíduos da combustão e abafam o ruído produzido pelo
motor.
15.
Painel de Instrumentos – Permite checar as
condições do veículo e monitorar a quantidade do combustível, velocidade
desenvolvida, temperatura do motor e quilometragem rodada. Pode indicar também
qualquer anomalia no sistema.
16.
Iluminação da placa – Luz obrigatória para
identificação da placa do veículo.
17.
Iluminação de freio – Sistema de iluminação
que indica quando o condutor reduz a velocidade ou parada de um veículo.
18.
Luz de sinalização – Sistema de iluminação
que indica a mudança de direção de um veículo ou quando um veículo encontra-se
em situação de emergência.
19.
Luz de marcha a ré – Sistema de iluminação
que indica a manobra de marcha a ré, bem como auxilia na visão da parte
traseira do veículo.
20.
Volante – É a interface entre o
condutor e a direção de um veículo. Seus movimentos de rotação são convertidos
em movimentos sincronizados das rodas. Folgas no volante podem representar
problemas na caixa de direção.
21.
Para-brisa – O para-brisa é um componente
do automóvel que protege contra a chuva, insetos e contra a força do vento. É
composto por duas lâminas de vidro que são unidas por uma camada de PVB
(polivinilbutino) que “gruda” uma lâmina à outra, e em caso de quebra, não
permite o estilhaçamento dos vidros. Se ocorrer qualquer tipo de trinca, se faz
necessária a imediata manutenção, ou em muitos casos, a troca do para-brisa.

