Enquanto muitos motoristas têm
o costume de tratar seus carros como um serviçal, o ideal seria pensar mais
neles como um parceiro. Tratar o automóvel com carinho e atenção pode gerar
muitos quilômetros extras e um consumo menor de combustível, melhorando o ar no
meio ambiente e poupando alguns trocados ao motorista. No fim das contas, cuide
bem do seu carro que ele cuidará bem de você. Para isso, conheça 10 dicas
simples e úteis que devem prolongar a vida do seu carro e diminuir os custos de
consumo e manutenção.
1)
Óleo do motor: O óleo do
motor refrigera, limpa e lubrifica o coração do automóvel. O ideal é checar o
manual do carro, pois cada veiculo possui uma especificação. Também é bom ficar
de olho no adesivo colado no para-brisa que tem a próxima data quando deverá
ser feita a troca, além de ficar atento ao mostrador do painel.
2) Pressão adequada aos pneus: Andar com as pressões no ponto certo dos pneus diminui
significativamente o consumo de combustível e impede o superaquecimento, que
gera desgaste precoce e riscos de acidentes. Para quem tem dúvida, vale
conferir o manual.
3) Manutenção de componentes do
motor: Não trocar as velas, filtros de
ar, de óleo e de combustível e até o carburador no período recomendado resulta
num consumo até 25% maior além de desgaste excessivo. Estes componentes do
carro trabalham em conjunto e sofrem com combustíveis de baixa qualidade. Em
média, a troca das velas deve ser realizada a cada 20 mil quilômetros, o filtro
de ar a cada 15 mil, o de combustível a cada 10 mil quilômetros e filtro de
óleo deve ser trocado junto com o óleo do motor. O carburador pode durar até 80
mil quilômetros, em média.
4) Deixar de fazer alinhamento
e balanceamento: Procedimentos que devem
ser realizados a cada 10.000 quilômetros ou após trocas de pneus ou outros
componentes, assim como também em caso de batida nas rodas, longos trechos de trepidações
e outras intempéries.
5) Deixar de usar peças
originais na reposição: O uso de peças
genéricas na reposição ao invés de originais pode gerar problemas mecânicos e
acidentes, além da possível perda de garantia. As peças legítimas passam por
rigorosos testes de qualidade, enquanto as paralelas podem danificar o
automóvel.
6) Transitar com o giro do
motor em níveis inadequados: Dirigir o
veículo com o giro muito alto, ultrapassando a marca vermelha do conta-giros,
ou muito baixo, como 40 km/h em quarta ou quinta marcha, pode causar desgaste
prematuro e até possível quebra do motor e da transmissão.
7) Dirigir com o motor super aquecido: Quando o termômetro acusa superaquecimento, o ideal é parar em local seguro, abrir a tampa do capô, esperar o carro esfriar completamente e verificar o reservatório de água. Caso o volume estiver abaixo do nível recomendado pelo indicador no próprio reservatório, basta completar com água normal.
7) Dirigir com o motor super aquecido: Quando o termômetro acusa superaquecimento, o ideal é parar em local seguro, abrir a tampa do capô, esperar o carro esfriar completamente e verificar o reservatório de água. Caso o volume estiver abaixo do nível recomendado pelo indicador no próprio reservatório, basta completar com água normal.
8) Manter o carro limpo: Manter o veículo limpo, por dentro e por fora, é mais do que uma
questão estética. A limpeza do interior evita o acúmulo de substâncias nocivas
à saúde. Caso o carro fique sujo do lado de fora, a pintura é comprometida,
assim como outros componentes do exterior.
9) Manter o pé sobre a embreagem:
Dirigir deixando o pé na embreagem é o
suficiente para evitar o engate completo. O conjunto da embreagem funciona via
fricção, manter o pé sobre o pedal esquerdo mantém o engate desacoplado. A
embreagem sofre com esse atrito, levando ao desgaste prematuro e até quebra.
10)
Mão sobre o câmbio durante a condução: Um erro comum e aparentemente inofensivo é manter a mão sobre a
alavanca de câmbio. Ela está diretamente conectada à caixa de marchas e a menor
pressão é transmitida ao seletor. Com o tempo, a troca de marchas começa a
apresentar barulhos, além de menor durabilidade. O uso deve ser restrito, assim
como o pedal de embreagem, apenas às trocas de marchas.

