O que se aprende na autoescola?
Reflexões
e dicas que podem ajudar os instrutores a tornar a aprendizagem dos seus
futuros condutores mais efetiva.
Todo
o conteúdo ensinado na autoescola é relevante para construir uma educação
segura no trânsito. Porém a responsabilidade do desenvolvimento de um trânsito
mais seguro deve ser dividida com as autoescolas , os instrutores e também com a legislação e
fiscalização.
O
aprendizado correto de um futuro
motorista deve ser proporcionado por autoescolas credenciadas e instrutores capacitados.
A
dica é trabalhar o conteúdo a ser ensinado de uma forma mais envolvente e
participativa, ou seja, o aluno precisa se interessar e perceber a matéria como algo presente no seu dia a
dia.
Algumas
perguntas podem direcionar para o ensino
de um conteúdo criativo e inovador:
O
que aprendeu na autoescola quando tirou sua habilitação?
O
que ficou de mais importante de tudo o que aprendeu?
O
que você poderia ensinar para o seu filho, amigo, namorada que poderia salvar a
vida deles no trânsito?
Qual
a sua principal preocupação quando está dirigindo?
Você
já parou para pensar nesses assuntos?
A ideia principal é tornar o assunto significativo para o aluno, de modo a
fazer com que cada tema tenha utilidade para o seu dia a dia. Senão as leis, a
direção defensiva, os primeiros socorros, as infrações, serão apenas
memorizadas e depois esquecidas após as provas do Detran. Não serão aplicadas
no trânsito porque o aluno não aprendeu realmente, não compreendeu porque cada
assunto é importante para SOBREVIVER NO TRÂNSITO.
Algumas
dicas podem ajudar os instrutores a facilitar o aprendizado e a tornar o conteúdo mais próximo dos alunos:
• Pergunte a opinião dos alunos sobre
cada assunto antes de começar a “discursar”. Compare certo e errado e deixe a
turma decidir o que é melhor para a segurança de todos.
• Peça exemplos aos alunos de acidentes
ou quase-acidentes que vivenciaram. Analise as situações com a turma, e peça
que ela diga qual o melhor jeito para evitar acidentes. Compare com o conteúdo
da sua apostila e mostre que as leis e regras nos ajudam a agirmos com
segurança.
• Pergunte aos alunos qual é o
comportamento diante de diferentes situações no trânsito, de placas, de regras,
etc. Construa os conceitos corretos com eles. Depois é só comparar com o
conteúdo na apostila. Estará tudo lá, não precisa decorar, mas compreender.
• Na aula prática, pergunte primeiro e
dê a resposta depois. Faça o aluno pensar por si mesmo. Ele não terá um
instrutor sempre ao lado ajudando a resolver os problemas do trânsito.
O envolvimento
dos alunos em todo o processo, além de deixar as aulas mais dinâmicas, permite
que os futuros motoristas realmente apliquem na rua o que foi aprendido em sala
de aula.


