O que se aprende na autoescola?

Reflexões e dicas que podem ajudar os instrutores a tornar a aprendizagem dos seus futuros condutores mais efetiva.

Todo o conteúdo ensinado na autoescola é relevante para construir uma educação segura no trânsito. Porém a responsabilidade do desenvolvimento de um trânsito mais seguro deve ser dividida com as autoescolas , os  instrutores e também com a legislação e fiscalização.

O aprendizado  correto de um futuro motorista deve ser proporcionado por autoescolas credenciadas e instrutores capacitados.

A dica é trabalhar o conteúdo a ser ensinado de uma forma mais envolvente e participativa, ou seja, o aluno precisa se interessar e perceber  a matéria como algo presente no seu dia a dia.

Algumas perguntas  podem direcionar para o ensino de um conteúdo criativo e inovador:
O que aprendeu na autoescola quando tirou sua habilitação?
O que ficou de mais importante de tudo o que aprendeu?
O que você poderia ensinar para o seu filho, amigo, namorada que poderia salvar a vida deles no trânsito?
Qual a sua principal preocupação quando está dirigindo?
Você já parou para pensar nesses assuntos?

A ideia principal é tornar o assunto significativo para o aluno, de modo a fazer com que cada tema tenha utilidade para o seu dia a dia. Senão as leis, a direção defensiva, os primeiros socorros, as infrações, serão apenas memorizadas e depois esquecidas após as provas do Detran. Não serão aplicadas no trânsito porque o aluno não aprendeu realmente, não compreendeu porque cada assunto é importante para SOBREVIVER NO TRÂNSITO.

Algumas dicas podem ajudar os instrutores a facilitar o aprendizado e  a tornar o conteúdo mais próximo dos alunos:
•          Pergunte a opinião dos alunos sobre cada assunto antes de começar a “discursar”. Compare certo e errado e deixe a turma decidir o que é melhor para a segurança de todos.
•          Peça exemplos aos alunos de acidentes ou quase-acidentes que vivenciaram. Analise as situações com a turma, e peça que ela diga qual o melhor jeito para evitar acidentes. Compare com o conteúdo da sua apostila e mostre que as leis e regras nos ajudam a agirmos com segurança.
•          Pergunte aos alunos qual é o comportamento diante de diferentes situações no trânsito, de placas, de regras, etc. Construa os conceitos corretos com eles. Depois é só comparar com o conteúdo na apostila. Estará tudo lá, não precisa decorar, mas compreender.
•          Na aula prática, pergunte primeiro e dê a resposta depois. Faça o aluno pensar por si mesmo. Ele não terá um instrutor sempre ao lado ajudando a resolver os problemas do trânsito.

O envolvimento dos alunos em todo o processo, além de deixar as aulas mais dinâmicas, permite que os futuros motoristas realmente apliquem na rua o que foi aprendido em sala de aula.